Em religiões como Hermetismo, Gnosticismo, Judaísmo e Islamismo, existe uma tradição de que o universo pode ser categorizado em Sete Céus ou Reinos. O número sete simbolicamente representa a completude perfeita em referências bíblicas, como nos sete dias da semana, os sete olhos e chifres do Cordeiro de Deus no Apocalipse, a sétima geração de Adão, Lamech, que era completamente perverso e Enoch que andou com Deus.
Apesar de se ter esquecido esse mito ou doutrina, que assim fazia-se parte da igreja primitiva, vamos analisar algumas passagens dos evangelhos, para entender esta visão.
Não tem como analisar a visão cristã transcendental em comparação com a judaica e percebemos que houve aqui um progresso.
É um tema extraordinário para aqueles tem fé em Deus, na sua justiça e soberania, é a do CÉU ou PARAÍSO, ainda mal visto e interpretado de forma grotesca ao longo da história.
Os 4 Céus:
Para entendê-la, temos que resolver uma pequena discrepância nos Evangelhos.
Que se diz:
"Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13)
- O Evangelho de João que foi um dos últimos a ser escrito (entre os anos 90 e 95, afirmava positivamente.
Que ninguém tinha subido ao céu, mais na tradição não só judaica como cristã, essa afirmação entra em atrito com algumas revelações dos apóstolos e de outros escritos.
AS DISCREPÂNCIAS:
* Paulo conhecia alguém que tinha subido aos céus em seu tempo (2 coríntios 12:2).
* João para escrever o livro do apocalipse foi arrebatado em espírito (Apocalipse 1:10)
* Jesus levou o ladrão que fora crucificados junto com ele no mesmo dia ao paraíso.(Lucas 23:43)
* Enoch e Elias também segundo a tradição tinham subido ao céu.
O PARAÍSO
A resposta correta seriam “os céus”, ou seja, estágios hierárquicos.
Jesus na parábola do rico e Lázaro descreve um lugar chamado de Seio de Abraão, onde os espíritos dos fiéis são levados.
Sendo o mesmo lugar onde foi levado o criminoso da cruz por Jesus possivelmente, e onde ele afirmou ser o PARAÍSO.
Sendo o mesmo lugar onde fora arrebatado o amigo de PAULO, que não era Enoch, pois era um homem em Cristo.( 2 Cori.12:2)
E PAULO chama esse céu também de PARAÍSO (2 Cor.12:4), e categorizado por Paulo como 3º Céu.
O Progresso:
Apesar de muitos teólogos atuais, negarem o principio da evolução, sejam na questão de espécies ou no espírito, simplesmente para negarem a ciência e as religiões espiritualista e esotéricas.
A bíblia em si é um grande aglomerado de princípios evolutivos, mais voltando aos sete céus, vamos entender que:
Quando João faz sua citação em (João 3:13), ele está se referindo ao Céu maior ou estágio final, onde reside DEUS, e para onde foi Jesus, e que poderíamos categorizá-lo, com quarto céu.
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé…. e assentou-se à destra do trono de Deus.(Hebreus 12:2)
Mais essa hieráquia não implica separação eterna, pois os seus fiéis podem chegar ao estágio final, pelo seus progressos, ou (EVOLUÇÃO).
“..e da assembléia dos primogênitos que têm o nome inscrito no Céu. Aproximastes-vos de Deus, que é juiz de todos. Aproximastes-vos dos espíritosjustos que chegaram à meta final” (Hebreus 12:23).
- Esta passagem também define claramente que os cristãos primitivos estavam em constantes contatos com espíritos puros, verdadeiros missionários e designados porANJOS na linguagem primitiva daquele povo, pois “Ruach HaKodesh” significa Espírito doSanto, em sua tradição fiel.
Quanto á questão da acessão ela é definida pela própria missão do Evangelho, pois Jesus disse: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. (João 14:6)
O Macrocosmo segundo inslã (sete céus)
O Universalismo Dos 7 Céus :
* O Livro 2 de Enoch sita 7 Ceús
* Maomé em sua ascensão sita também 7 Céus
* Os apócrifos sitam os 7 Céus também.
O Número 7
O símbolo gráfico sagrado e perfeito (segundo Pitágoras) de qualquer manifestação do Divino na Terra como no Cosmos. Temos: os 7 dias da Criação do Mundo, os 7 Raios da Luz Sem Fim, o “7º Céu”, os 7 Arcanjos do Trono de Deus, os 7 degraus da Escada de Jacob referidos na Bíblia que representam os 7 Planetas Sagrados com Aura astro-etérea de ascenção astrológica por onde temos de passar até chegar á Perfeição… Na Terra temos: as 7 cores do Arco-Iris, os 7 dias da semana, as 7 notas musicais, as 7 artes, os 7 ‘chakras’ do corpo humano, os setes grupos de vértebras, os 7 orifícios no crânio, as 7 virtudes humanas, os 7 pecados capitais, os 7 anos de idade para cada fase da mudança de personalidade, etc..
Se estiveres atento verás que…, tudo se processa no Universo dentro dum ritmo Septenário.
A Escada de Jacó :
Na filosofia gnóstica e cabalística esses degraus ou céus são representados como ossete planetas do mundo celestial, que são Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e a Lua, e também aos sete anjos que assistem na presença de Deus: Gadiel, Haraziel, Camael, Rafael, Haniel, Miguel e Gabriel.
Assim também como a descrição dos sete céus de Zubdet Ut Tevarih (História turca Mundial).
Na maçonaria, além do simbolismo da Escada de Jacó, outros ensinamentos também se valem dessa alegoria. A Escada do Kadosh, por exemplo, simboliza a passagem dos Irmãos pelos graus filosóficos. Ali os maçons encontrarão uma escada dupla que tem sete degraus em cada lado.
Esses degraus representam, de um lado, as sete artes liberais, (Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia), que cultivadas pelo espírito humano, o levam ao devido aperfeiçoamento.
Do outro lado estão as virtudes adquiridas por esse aprendizado: Prudência, Tolerância, Perfeição, Candura, Bondade, Benignidade e Justiça, que são o re-sultado desse ensinamento.
Do outro lado estão as virtudes adquiridas por esse aprendizado: Prudência, Tolerância, Perfeição, Candura, Bondade, Benignidade e Justiça, que são o re-sultado desse ensinamento.
O Livro de Apocalipse:
O livro de João foi escrito seguindo também códigos cabalísticos tais como: 7 Anjos, 7 Selos, 7 Reis, 7 Montes, 7 Trovões, 7 estrelas, 7 candeeiros, 7 Igrejas, 7 Selos, e valemos aqui lembrar também a exaltação do número 12.
A Visão Espírita:
Na visão espírita não temos uma referência tão relacionada aos códigos assim, mais sabemos que cada planeta habitado possui suas colônias espirituais, estas colônias se distâncias mais em direção ao espaço, e habitada por espíritos que possuem aevolução necessária á habitá-los.
Muitos espíritos chamam estas moradas mais sutis de esfera superiores, agora quanto na verdade são estes estágios ainda é uma incógnita.
Num padrão evolutivo dos mundos a terra está situada no que é conhecida como 3º dimensão, mais porque não acreditar que estás dimensões possam chegar a sete ou 12?
No livro de Enoch sita-se muito mais céus do que os sete já citados, mais à medida que crescemos em nossa evolução, mais compreenderemos no futuro, sobre estáverdadeira escala da ascensão.
http://aquariuspage.blogspot.com.br/2012/07/os-sete-ceus-dos-cristaos-e-o-rumo.html